O 1º Encontro da Prematuridade do Hospital de Alvorada.

No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade.

São considerados prematuros aqueles que nascem com menos de 37 semanas de gestação.

O novembro Roxo, marca a importância da conscientização e a luta para prevenir o parto prematuro, também conscientizar melhor os pais que estão passando por isso ou já passaram, para que não cobrem dos seus filhos um desenvolvimento igual ao dos demais durante os primeiros anos de vida e quais são as melhores formas de cuidar do bebê nascido prematuro.

Importante conscientizar a todos que nascer adiantado não significa ficar atrasado, e entender que de pequenos os prematuros só têm o tamanho, pois eles apresentam uma grande capacidade de recuperação e desenvolvimento. Muitos desses bebês conseguem superar o período neonatal de risco, graças a cuidados intensivos da equipe multidisciplinar envolvida nas UTI neonatais e aos avanços tecnológicos requerem suporte adequado e especializado.

O Hospital de Alvorada possui Maternidade composta de Centro Obstétrico, Centro de Parto Normal, Alojamento Conjunto, uma Unidade Intensiva Neonatal de 10 leitos (UTIN), Unidade Neonatal de Cuidados Convencionais de 10 leitos (UCINCo).

Em de 2019 até outubro nasceram no Hospital de Alvorada 1.673 crianças, com taxa de prematuridade de 8%.

Neste dia 19 de novembro houve mobilização intensa dos colaboradores da UTI Neonatal do Hospital de Alvorada para a realização de um ato comemorativo desta data, com a presença de pacientes, familiares , equipe assistencial e convidados.

Ficou tudo muito bonito e a mobilização das pessoas foi fundamental para a realização do evento com sucesso.