A história da UTI Neonatal do Hospital de Alvorada.

Quando a Fundação Universitária de Cardiologia assumiu a gestão do Hospital de Alvorada em janeiro de 1998, logo percebemos que a nossa vocação materno-infantil necessitava ter uma unidade para atender em Alvorada aos bebês prematuros que aqui nasceriam.

De fevereiro de 1998 a agosto de 2001 eram comuns as transferências para outros hospitais das mães em que entravam em trabalho de parto antes da conclusão do periodo gestacional.

Em setembro de 2001 abrimos a UTI neonatal do Hospital de Alvorada, e a partir deste momento os bebês prematuros não mais necessitaram de transferência.

Já somamos mais de 8.000 internações nestes 18 anos de existência da UTI Neonatal.

Hoje alguns daqueles bebês que foram atendidos nos primeiros anos da UTI Neonatal já estão se tornando adultos saudáveis graças ao atendimento recebido.

O dia 17 de novembro é o Dia da Prematuridade, e o mês de novembro de 2019 foi marcado pela primeira celebração que realizamos desta data tão importante.

Hoje, 29 de novembro de 2019 registramos o fechamento deste mês entregando para a equipe uma singela lembrança a todos os colaboradores desta unidade que é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, nutiricionista, fisioterapeutas, auxiliares operacionais e administrativos num total de 57 pessoas atuando diretamente na assistência da unidade.

Parabéns a todos os colaboradores que com suas mãos e mentes seguem a missão de salvar vidas.