Hospital intensifica ações para o descarte de resíduos nos locais corretos

Intensificando a gestão e monitoramento de indicadores de desempenho de acompanhamento do descarte correto dos resíduos, estamos revendo as ações efetivas para a abordagem de todas as práticas relacionadas ao tema.

Como exemplo, entre abril e setembro de 2022 foram realizadas 187 horas de capacitação/colaborador especificamente para este tema.

Estamos nos reunindo mensalmente para avaliar os indicadores e correção das eventuais anomalias.

Com base nas informações trazidas à reunião, elaboramos ações para realizar as correções necessárias.

O tema do descarte de resíduos nos locais apropriados é extremamente importante sob o aspecto de vigilância sanitária, é antes de tudo, um compromisso com a preservação do ambiente e da saúde das pessoas, sejam elas de dentro ou de fora do Hospital.

O descarte dos resíduos em local correto é início de um processo que se complementa com a destinação segura dos resíduos até a sua fase final de processamento.

Geramos resíduos comuns e resíduos contaminantes.

Cada um destes dois grupos requer um tratamento diferenciado.

Um número chama a atenção, somente em resíduos contaminados são gerados ao dia, o equivalente a 870 litros em volume, que são acondicionados em bombonas próprias para  insineração por empresa certificada com licenciamento ambiental.

Estamos a todo o momento gerando resíduos em quase todos os locais de nossa atividade, e por esta razão os cuidados necessitam ser relembrados e verificados rotineiramente.

Além das capacitações presenciais, hoje, dia 13 de outubro de 2022, iniciamos a postagem de vídeos de informação educativos que estarão disponíveis  aos nossos colaboradores a qualquer momento.

Também implantamos instrumentos de conferência e verificação interna para apontamento de práticas incorretas no descarte de resíduos.

É um trabalho que requer o engajamento de todos, em especial da equipe assistencial e da equipe de higienização, além do monitoramento de representantes da Comissão de Controle de Infecções e demais participantes de outras áreas.

Veja abaixo o link de um dos vídeos que está postado em nosso Canal no YouTube.